segunda-feira, abril 16, 2007

Códigos de conduta na WEB

Blogar ou participar de qualquer atividade on line, pode ser perigoso.
Já aconteceu um caso no Brasil, de um blogueiro processado por um comentário deixado em seu blog. E os comentários podem ser até ameaças de morte. Foi o que aconteceu com escritora Keith Sierra.

A partir do que aconteceu com ela, uma reação está acontecendo na blogosfera americana. Tim O’Relley , o criador da expressão Web 2.0 e Jimmy Wales criador da Wikipédia, lançaram um primeiro rascunho do código de conduta na blogosfera.
Por este código, os blogueiros seriam responsáveis, pelo conteúdo em seus posts e por deletar os comentários inconvenientes. Este código seria baseado no Eletronic Frontier Foundation’s Legal Guide for Bloggers.


Caso o blogueiro queira aderir à campanha ele usaria este selo em seu blog.
Se achar que tudo em seu blog é permitido, o blogueiro poderia usar esta imagem:


Estranho é que tem muita gente contra.
E pena que ninguém ainda tenha pensado nisto, para o Brasil, já que o Guide for Bloggers está baseado nas leis americanas.

Porque é muito chato receber ofensas ou ameaças de gente maluca.Concorda? Além disto com a expansão da Web, é cada vez maior o número de pessoas ainda despreparadas para usá-la, os denominados analfabetos tecnológicos, que pensam que aqui é um velho oeste, onde vale tudo.

Aqui e aqui você pode ler as explicações de O’Reelley.


No Observatório da Imprensa, hoje, há um texto sobre isto e, no Link do Estadão, o Pedro Dória também fala sobre o assunto.

No Blog da Cristina Sleiman, uma educadora e advogada especialista em direito digital, você pode encontrar muitas informações sobre o tema e as leis brasileiras sobre o assunto.

Um comentário:

Lilian disse...

Legal, Fátima.
Já tinha visto o post o O'Reilly.
Vou linkar seu post, aco que essa discussão é bem relevante.
abços,
Lilian